Tempo de Ativação da Protrombina (TAP) em Copacabana
O exame TAP (Tempo de Atividade da Protombina) avalia a coagulação sanguínea. Quando há um foco de sangramento no corpo, os fatores de coagulação vão até lá e formam um coágulo que impede que aquele local volte a sangrar. Logo, a coagulação sanguínea é responsável por evitar novos sangramentos.
Os fatores de coagulação são produzidos no fígado. Por isso, esse exame é indicado em pessoas com maior risco de ter função do fígado prejudicada, como aqueles com hepatite B e C ou que consomem grande quantidade de bebidas alcóolicas. O TAP pode ser dosado antes de procedimentos cirúrgicos para avaliar os riscos de sangramento. Além disso, o TAP pode ser alterado pelo uso regular de medicamentos como o Marevan e deve ser dosado de rotina nesses casos.
Orientações:
Após dieta leve, o jejum não é necessário. Caso contrário, sugere-se jejum de três horas.
Informar todos os medicamentos tomados nos últimos sete dias, especialmente anticoagulantes orais (Coumadin, Dindevan, Eumidine, Marcoumar, Marevan, Neo-Sintron, Pindione, Previscan, Sintron, Tromexan)®, heparina, antibióticos, anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), anticoagulantes orais diretos como rivaroxaban (Xarelto®), apixaban (Eliquis®), dabigatrana (Pradaxa®)..
Usuários de anticoagulante oral devem procurar tomar o medicamento sempre no mesmo horário, fazendo o exame aproximadamente no horário das coletas anteriores.
Não é aconselhado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame.
Este exame também é conhecido como:
Localização:
Av. Nossa Sra. de Copacabana 605
Sala 410
Segunda - Sexta: 7h às 17h
Sábados: 7h às 11h